sábado, 29 de setembro de 2012

Mais nem Sempre É Melhor

Sei que é comum pensar-se que quanto mais creme se aplica na pele e quanto mais brilhante esta estiver, mais hidratada estará. São pensamentos errados, e veremos porquê.

1. Brilho excessivo na pele é sinal de oleosidade, caraterística que muitas pessoas tentam combater através de diversos produtos adaptados a este tipo de pele.

2. As peles oleosas também podem estar desidratadas, e as peles secas não o estão necessariamente.

3. As peles secas são peles sem brilho e com pouca elasticidade, mas que podem perfeitamente ter uma textura regular e ser saudáveis (embora seja importante o uso de cremes e produtos de limpeza de rosto adequados)

4. A desidratação é um estado temporário da pele, causado pelas diferenças de temperatura, pela ingestão insuficiente de água, entre outros fatores internos. Os cremes ajudam a combatê-lo, mas não é por serem gordurosos que o farão, até porque não serão indicadas para peles oleosas neste estado.

5. Uma pele desidratada, para além de pouco elástica e sem brilho, tem ainda tendência a ter uma textura irregular devido às peles mortas e ao seu estado quebradiço.

6. Ao aplicar uma enorme quantidade de creme na pele, esta ficará saturada, já para não falar que poderá ter um efeito exagerado face ao que pretendemos (ficar com aspeto de oleosa em vez de hidratada no caso das peles secas, e de seca em vez de hidratada nos casos das peles mistas ou oleosas). Tudo deve ser usado na quantidade certa e apenas os produtos adequados.

7. Alguns cuidados importantes a ter no combate à desidratação são a ingestão de uma quantidade considerável de água diariamente, a limpeza periódica da pele (aplicando, para além do leite de limpeza e do tónico diários, o exfoliante e uma máscara hidratante semanalmente), e a utilização de um sérum ativador de hidratação antes do habitual creme adequado ao tipo de pele, sendo ainda possível (em alternativa) comprar toda uma linha de cuidados específicos para peles desidratadas, que só deverão ser utilizados enquanto o problema persistir.

Para terminar, vou deixar-vos duas imagens, uma a retratar a pele oleosa e outra para a pele hidratada  (que tanto vemos em anúncios).



Foi útil? Espero que tenham gostado!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A vossa contribuição é sempre bem recebida!