sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Importância da Maquilhagem

A maquilhagem tem servido vários propósitos ao longo da sua História: proteger dos insetos (no Antigo Egipto), disfarçar o mau cheiro (na Época Barroca), conferir a ilusão de transparência à pele (na Época Vitoriana) e, a partir dos anos 20, refletir as dificuldades de cada década (como foi o caso da escassez de maquilhagem nos anos 40, devida à Segunda Guerra Mundial, que se limitava a um batom vermelho e máscara de pestanas conseguida a partir de carvão), e também os seus excessos, cujo auge se verificou nos anos 60, com muita cor de lábios e sombras, e ainda as mais vistosas pestanas falsas a completar o look.

Acima de tudo, retratou épocas. Hoje, retrata pessoas e personalidades. Não podemos dizer que há uma, mas sim várias tendências a este nível, vale tudo. Já não conta só o que alguém ditou, contam os gostos, domina a variedade, mas, ainda assim, não deixam de existir regras.

E como retratar uma personalidade sem infringir as regras? É esse o trabalho do maquilhador que, muitas vezes, tem de tentar pensar como o seu cliente para conseguir fazer um bom trabalho. Existem várias interpretações das mesmas palavras, rostos diferentes, formas diferentes de ver o mundo, mas uma coisa deve prevalecer: a maquilhagem deve ser uma aliada, um complemento da nossa beleza, e não uma máscara que nos faz "desaparecer" (a não ser quando não se trata de uma maquilhagem de beleza, mas sim de caraterização).

Para além da preocupação com a beleza, a maquilhagem facilita ainda o trabalho dos fotógrafos e dá vida às caras que todos os dias vemos na televisão, que se apagariam devido à intensa luminosidade.
A caraterização, por seu turno, recria e alimenta a nossa imaginação com as mais diversas personagens.
Como podem ver, não se trata de um mundo de futilidade e facilitismo, tem valor real e é indispensável nos dias que correm, depositando no maquilhador uma grande responsabilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A vossa contribuição é sempre bem recebida!