domingo, 22 de maio de 2011

Escolher a Base e Aplicá-la

Quando compramos uma base (fond de teint), temos de ter vários aspectos em consideração:
- textura adequada ao tipo de pele
- grau de cobertura
- cor
- qualidade/preço

O problema da cor resolve-se facilmente. Basta que a aplique na parte lateral do pescoço com vários toquezinhos e verifique se esta se funde com o seu tom de pele. Deve ser experimentada no pescoço porque a ideia é que rosto, pescoço e decote tenham harmonia de cor.

Contrariamente, a textura e o grau de cobertura afiguram-se já mais complexos. É importante salientar  que quanto mais quantidade de produto se utilizar, mais se notarão imperfeições como rugas, marcas que causam irregularidades na textura da pele, etc. O ideal é tentar uniformizar o tom do rosto (para corrigir imperfeições temos os corretores) sem cair no erro de criar uma máscara com a base.

As bases em pó ou com uma grande percentagem de pó na composição são ideais para pessoas com pele oleosa, mas sem marcas, porque o pó tem a desvantagem de as intensificar.
As bases cremosas, pelo contrário, adequam-se mais a pessoas com pele seca (numa aplicaçõ ligeira, pois normalmente são de elevada cobertura), conferindo-lhe um maior conforto.
Por último, as bases oil free ou de "aspecto natural" são óptimas para quem apresenta marcas na pele e também para peles oleosas.
 As bases "pancake", muito utilizadas em televisão e cinema, são mais adequadas para peles oleosas, (tem o aspecto de uma base em pó, mas podem usar-se a seco e a molhado, informem-se), sendo a sua única desvantagem o facto de não ser possível misturar diferentes tons para atingir o adequado (o que é passível de ser feito com bases líquidas e cremosas). Existem produtos para todos os tipos de pele e com diferentes graus de cobertura, que também poderão depender da quantidade aplicada e da forma como foi aplicada. É uma questão de encontrar a melhor se adapta a cada caso.

Quanto à relação qualidade/preço, tudo depende da bolsa de cada um e dos gostos. Após os passos indicados acima, optando por um determinado tipo de base, basta ir experimentado várias marcas até encontrar a que mais lhe agradar. Peçam amostras (preferencialmente) ou peçam para lhes aplicarem a base no rosto e observem o seu comportamento passadas umas horas e com luz adequada (luz natural).

A aplicação da base pode ser feita de três formas diferentes: com os dedos (pequenos toques e movimentos circulares), esponja (pequenos toques) ou pincel (existem vários tipos de pincéis para este efeito). Experimentem para saberem a que melhor se adapta a vocês, é uma questão de gosto pessoal.

Para aprofundarem um pouco os vossos conhecimentos nesta matéria e para conhecerem uma excelente profissional, assistam à série de vídeos da Lisa Eldridge sobre esta temática, serão 8 ao todo.


Espero que tenha sido útil.
Qualquer dúvida que queiram colocar, contactem-me!

1 comentário:

  1. ADOREI!!1 sempre tive dificuldades em saber qual a melhor forma de aplicar a base...cheguei ao ponto de pensar que comprar a base mais adequada a minha pele fosse utópico haha :p

    ResponderEliminar

A vossa contribuição é sempre bem recebida!