quarta-feira, 10 de junho de 2015

Entrevista com...Sara Araújo! - Fotógrafa

Hoje trago-vos uma entrevista que resolvi fazer a uma pessoa com quem trabalho há três anos: a Sara Araújo!



Para quem não sabe, a Sara é a talentosa fotógrafa por detrás do projeto de fotografia Kitsune Sucrée, que explora os mais diversos temas e tem vindo a ser procurado por cada vez mais modelos, para nossa grande felicidade. Este projeto conta já com cerca de 40 sessões fotográficas realizadas, e tem ainda muito para dar!

Como forma de celebrar estes três anos de trabalho conjunto, decidi dar-vos a conhecer um pouco mais sobre a Sara, a origem deste projeto, e os seus objetivos futuros.

Espero que gostem!


       Conta-nos como surgiu a ideia de iniciar um projeto de fotografia.

"A fotografia sempre esteve presente na minha existência. Desde muito nova que via os meus pais fotografarem e ficava fascinada com aquelas caixinhas mágicas. Acho que fui tão chata ao tentar usar as máquinas deles que lá acabaram por me oferecer uma a mim. Sempre que havia passeio levava-a comigo. Essa simples fujifilm dourada de rolo (analógica) acompanhou-me durante anos até, finalmente, conseguir o meu primeiro emprego e comprar uma máquina reflex digital. Todos os meus tempos livres eram para fotografar. Simplesmente saía à rua sem destino e fotografava imagens que me cativassem. A Kitsune Sucrée surgiu quase do dia para a noite quando dei conta que me dava prazer fotografar pessoas. Como tinha ideias mirabolantes de cenários e enredos achei que devia arriscar. Confesso que era algo que ambicionava fazer para criar outra dinâmica na minha vida: Viver com mais criatividade em movimento e conhecer outras personalidades. Queria livrar-me da timidez e de todos os receios de rejeição."

Quais são as tuas maiores inspirações no que toca à escolha dos temas e dos locais a fotografar?

"É uma excelente questão que muitas das vezes não sei responder. Considero-me uma mente bastante criativa e basta uma música, um filme, um cheiro, uma pessoa, uma lembrança ou até mesmo uma palavra para fazer clique. Inspiro-me no meu quotidiano basicamente. Quando tenho uma ideia gosto de a desenvolver na cama. Naquele momento mesmo antes de adormecer. Quanto aos cenários é o mais fácil de todo o processo pois tendo crescido numa cidade tão encantada quanto o Porto é fácil conseguir lugares estupendos."


Tens evoluído muito enquanto fotógrafa. Consideras que esta experiência te fez crescer também   enquanto pessoa?

"O fundamental neste projecto foi mesmo a minha evolução enquanto pessoa. Tornei-me muito mais descontraída e confiante no meu “olhar”. Conheci pessoas fantásticas que me ajudaram a ter orgulho em mim mesma e do meu trabalho."


Que expetativas tens para o futuro do projeto?

"Gostava imenso que este projecto se tornasse num ponto de referência ou de inspiração para muitas outras pessoas em início de carreira, quer sejam fotógrafos, modelos ou maquilhadores. O ideal seria conseguir manter a oportunidade de pessoas com pouca experiência trabalharem connosco a custo zero. Esse sempre foi o principal objectivo da Kitsune Sucrée."


O que mais gostarias de fazer no mundo da fotografia?

"Penso que o sonho da maioria dos fotógrafos é fazer uma grande viagem por este mundo fora e captar os mais ínfimos detalhes de cada cultura. Acho que a curiosidade em desbravar o desconhecido é algo que um fotógrafo não consegue conter. Queria também ter a possibilidade de trabalhar com moda. Não ambiciono fama, apenas bons momentos e excelentes imagens."
 
Obrigada, Sara!

      Alguns trabalhos da fotógrafa:

















Sem comentários:

Enviar um comentário

A vossa contribuição é sempre bem recebida!